style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbeart (Diário)
Resíduos depositados na encosta da Estrada do Perau
O Bairro Campestre Menino Deus passa, durante a semana, por uma ação de limpeza e recolhimento dos chamados bens inservíveis, tanto móveis quanto da linha branca (geladeiras, congeladores, fogões, entre outros), e componentes eletrônicos. Chamada de Descarte Legal, a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente teve início na segunda-feira e, na terça, atuou também na Estrada do Perau.
- Elencamos o Campestre do Menino Deus para essa ação pioneira por conta dessa ligação histórica da Estrada do Perau, do manancial hídrico da barragem do DNOS e por estar na zona de amortecimento do Parque Natural Municipal dos Morros - explica o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha.
Com mais duas mortes confirmadas, Santa Maria chega a 21 óbitos por Covid-19
Durante a manhã desta terça-feira, uma equipe de servidores e voluntários atuou nas encostas e nos mirantes da Estrada do Perau. Pela dificuldade de acesso, principalmente nas encostas, a catação dos materiais ocorreu de forma manual. A quantidade de resíduos surpreendeu. Em um ponto da encosta, foram depositados - de maneira ilegal - inúmeras televisões, equipamentos eletrônicos, cabos, geladeiras, bancos de automóveis e até mesmo uma cadeira dobrável, além de sacolas com os mais diversos conteúdos. Montes de lixo também se formaram nos mirantes. Apenas durante a manhã, foram recolhidos dois caminhões de resíduos. Equipamentos eletrônicos passarão por triagem na sede da Maringá Metais, e os demais detritos encaminhados para destinação no aterro sanitário de Santa Maria.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Pneu de caminhão sendo retirado do barranco
- Eu chego até a ficar triste quando olho para uma cena dessas. Para mim, é descabido. Tudo o que está aqui, desde resíduos de construção civil, eletroeletrônicos, pneus, tudo isso deveria ter uma destinação adequada. Não precisaria estar aqui não fosse a péssima conduta das pessoas e a falta de sensibilidade - analisa Rocha.
Durante a segunda-feira, ocorreram serviços de poda e os moradores foram informados, através de carros de som, das atividades da semana. Um caminhão da empresa Maringá Metais faz o recolhimento de materiais da linha branca (geladeiras, fogões etc.) e vidros, depositados em frente às residências. Já equipes da prefeitura e da Sustentare Saneamento recolhem os demais materiais. Por isso, é importante a separação dos resíduos por parte dos moradores. Ao mesmo tempo, ocorrem serviços de poda e limpeza de vias. Os serviços devem seguir até sexta-feira. É no bairro que fica a barragem do DNOS, um dos reservatórios de água que abastecem o município.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Monte de lixo recolhido no primeiro mirante da Estrada do Perau
O mutirão conta com a participação, além de servidores da prefeitura, de voluntários da Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena) e funcionários das empresas de recolhimento. No futuro, ações semelhantes devem ocorrer nos bairros Itararé, Perpétuo Socorro, Chácara das Flores e Caturrita.
*Colaborou Felipe Backes